AVISOS IMPORTANTES


Leia o manual completo antes de iniciar a instalação!


  • É obrigatória a utilização de velas resistivas para evitar o mau funcionamento do Kit
  • Antes de retirar o distribuidor do veículo, verificar se o mesmo é responsável por acionar a bomba de óleo. Se sim, mantenha o distribuidor instalado para manter o funcionamento da bomba que faz a lubrificação do motor.


IGNIFLEX SISTEMA DIGITAL DE IGNIÇÃO ESTÁTICO AUTOMOTIVO


Este sistema foi desenvolvido para substituir as funções do distribuidor de ignição convencional platinado ou eletrônico. O sistema possui a função de geração, distribuição e controle da centelha, responsável pela queima da mistura de combustível nos motores álcool, gasolina, GNV e GLP.

O Sistema Igniflex possui inúmeras vantagens comparadas ao sistema de ignição convencional como:

  • Você receberá um kit completo para adaptação (módulo, bobina, cabos de vela, suportes, sensor de rotação, flange, roda fônica e todos os reparos necessários);
  • Não existe desgaste: elimina tampa, rotor, platinado, avanços, desgastes mecânicos e etc.
  • Dispensa regulagens periódicas
  • Não há riscos de falha do motor mesmo na presença de água, lama, etc *
  • Curva de avanço programada eletronicamente
  • Controle totalmente digital, resultando em precisão de funcionamento
  • Potência da centelha (faísca) até 75% maior do que os sistemas convencionais
  • Flexível e Versátil: podendo ser instalado em motores de 01 á 08 cilindros, álcool, gasolina, GNV e GLP. (exceto para motores de 05 e 07 cilindros)
  • Excelente custo e beneficio: este sistema dispensa manutenção. (recomendamos verificação das velas e cabos de vela).

* Provenientes do sistema de ignição


Em alguns motores será necessário manter o distribuidor instalado ou apenas seu eixo para acionamento da bomba de óleo e/ou combustível. Exemplos: GM Opala 04 e 06 cilindros, Ford OHC 04 cilindros, VW com motor AP, entre outros.



A IGNIFLEX funciona baseada nos sistemas de ignição dos veículos injetados sem distribuidor. A partir de uma roda fônica em movimento e um sensor de rotação fixo, instalado na extremidade do virabrequim (ver figura 01), é gerado um sinal de tensão e enviado ao modulo de ignição IGNIFLEX. Este sinal é utilizado para acionamento da bobina (tipo transformador), chaveando-a em sincronia com o PMS de cada par de cilindro. Este tipo de funcionamento caracteriza a IGNIFLEX um sistema de ignição estático de faísca múltipla dispensando a utilização do distribuidor convencional.

Para obter melhor desempenho do produto, certifique-se que as condições mecânicas estejam adequadas, como:

Compressão e vedação dos cilindros;
Necessidade de regulagem de válvulas;
Correção de possíveis falhas de alimentação (carburador ou injeção);
OBRIGATÓRIA substituição velas comuns por velas resistivas.


Instalação da roda fônica e flange

Kit com substituição da polia

Remover a polia original do virabrequim. Se necessário, substituir o retentor (não fornecido no kit).
Modelos: IGD2000, IGD2016 e IGD2017.

Kit com flange


Motores AP, Opala com polia estampada: retire os parafusos de fixação da polia original e substitua pelos parafusos que acompanham o kit+flange+roda fônica e aplique-os novamente.
Demais modelos: sobrepor a flange na polia do virabrequim utilizando os parafusos inclusos no kit. Exemplos: Ford 2.3 OHC com polia dupla (ver fotos FORD OHC 2.3 04 CILINDROS)
Modelos: IGD2001, IGD2002, IGD2003, IGD2004, IGD2005, IGD2006, IGD2007, IGD2008, IGD2009, IGD2010, IGD2011, IGD2012, IGD2013, IGD2014, IGD2015, IGD2018, IGD2019, IGD2020, IGD2021, IGD2022, IGD2023, IGD2025, IGD2026 e IGD2029.


Durante o funcionamento não deverá haver oscilações na polia. Estas oscilações podem interferir no sinal gerado pelo sensor. Portanto, certifique-se de que o eixo virabrequim e o seu encosto estão livres de impurezas, tintas, etc.

Utilize a ferramenta adequada para instalação da polia.
Instale o suporte e o sensor de rotação de acordo com cada tipo de motor (ver em fotos conforme modelo do veículo). Em seguida ajuste a posição do sensor de forma que este aponte no centro da polia virabrequim e mantenha uma folga entre o sensor e a roda fônica de 0,6 á 1,00mm;
Fixação do módulo e bobina de ignição: recomendamos fixar estes componentes em bases planas observando o comprimento do chicote e dos cabos de vela, caso acompanhem o kit.

Ao fixar o módulo no cofre do motor, não fixe muito próximo, mantenha uma distância mínima de 30 cm dos componentes de alta tensão como bobinas e cabos de ignição para evitar interferência e mau funcionamento. Veja ilustrações abaixo:


O chicote de ignição não deve ser fixado na bobina ou no cabo de vela para evitar interferência ou mau funcionamento. Veja ilustração abaixo:



O chicote também não deve ser instalado juntando o comprimento (formação de bobina) dos fios do chicote com presilha e apertando os fios entre eles. Veja ilustração abaixo:



Não instalar o módulo próximo á coletores, saídas de escapamento e motor para evitar as altas temperaturas. Se preferir instale-o dentro do veículo.

O módulo pode ser instalado no cofre do motor ou dentro do veículo.
CONECTANDO O CHICOTE:
- Conector de 02 vias: ligar ao sensor de rotação;
- Conector da bobina de ignição: 03 vias para motor 04 cilindros;
04 vias para motor de 06 cilindros;
02 x 03 vias para motor de 08 cilindros.
- Cabo Roxo: ligar positivo pós-chave ignição, linha 15;
- Cabo Amarelo: sinal digital (tipo sistema "hall" que simula o sinal do distribuidor);
- Par de cabos vermelho e preto: ligar somente na bateria;
Vermelho: positivo da bateria
Preto: negativo da bateria
NOTA CABO VERMELHO: OS KITS PRODUZIDOS APARTIR DE 01/02/2014 NÃO TERÃO MAIS O CABO VERMELHO;
- Cabo amarelo e preto: sinal para conta giro convencional;
- Cabo azul: ligar a eletro válvula do sistema GNV. Variador de ponto (para opcionais com GNV e GLP).

Caso necessário fazer emendas, estanha-las e isolar bem para evitar infiltração de líquidos no chicote (recomendamos utilizar espaguete termo retrátil ).


Ajuste do ponto de ignição (COM MOTOR DESLIGADO): girar o virabrequim até que o pistão do primeiro cilindro esteja em PMS, em tempo de explosão. Com os parafusos da roda fônica soltos gire-a em sentido horário até que o ultimo dente antes da falha fique embaixo do centro do sensor (ver figura á seguir). Esta posição fornecerá aproximadamente 10º de ponto inicial, o que permitirá o funcionamento do motor e em seguida aperte os parafusos da roda fônica e estará pronto para funcionamento.

ESTE AJUSTE DE 10º GRAUS É SOMENTE PARA O PRIMEIRO FUNCIONAMENTO, OU SEJA, UTILIZA-LO SOMENTE A INSTALAÇÃO DO SISTEMA IGNIFLEX.

 Fig 01: Sensor com roda fônica

O ajuste do ponto definitivo deverá ser feito obedecendo a tabela de regulagem do fabricante do motor para seu melhor rendimento, se houver necessidade de atrasar ou avançar o ponto de ignição, basta afrouxar os parafusos da roda fônica para deixá-la livre e movimenta-la para frente ou para trás de acordo com a necessidade.

Ao conferir o ajuste com pistola convencional, o profissional deverá estar atento que se trata de um sistema com "dupla centelha", ou seja, durante a leitura do ponto o valor se mostrará em dobro, semelhante aos veículos injetados sem distribuidor.
Nota importante: para polia motor Willys: o parafuso e as arruelas que acompanham o kit deverão ser montadas de acordo com a figura Clique para Ampliar


O sistema de ignição IGNIFLEX é garantido contra defeitos de fabricação com inicio na data de emissão da nota fiscal ao consumidor.

A garantia abrange exclusivamente a substituição e/ou conserto apenas das peças que apresentarem comprovadamente defeitos de fabricação ou de material.

Excluem-se defeitos provenientes do uso e/ou instalação inadequados.

É obrigatória a apresentação da nota fiscal de compra.

No caso de solicitação de garantia, só enviaremos um novo produto ou reparo no mesmo adquirido após o kit que apresentou problemas ter sido enviado para analise e reposição.

Prazo de garantia:
- 01 (um) ano: módulo IGNIFLEX, Polia, Flange e Cabos de Vela;
- 06 (seis) meses: restante dos componentes.
WILLYS RURAL F75 06 CILINDROS

 

VOLKSWAGEN AP


GM OPALA 04 E 06 CILINDROS

 

FORD V8 COM MOTOR 302

 

FORD F1000 3.6 06 CILINDROS

 

VOLKSWAGEN COM MOTOR Á AR (FUSCA E KOMBI)

 

FORD OHC 2.3 04 CILINDROS